Pontos de conexão

Nossa Missão

O nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência através de inovação e tecnologia.

Nossa História

15/02/2019

Círculo indicando primeiro ponto na linha do tempo.

Formação da Equipe

Acontece a formação da equipe Tupã para participar da primeira fase do Invent for the Planet 2019 (IFTP 2019), representando o CEFET/RJ e a UFRJ no evento de inovação e tecnologia organizado pela Universidade americana Texas A&M. O evento contou com a participação de 25 universidades distribuídas em 16 países, tendo mais de 600 participantes.

Primeiro Protótipo do EVA

Surge o primeiro protótipo funcional do dispositivo que viria a ser o EVA, um sistema que detecta e alerta o usuário sobre obstáculos à sua frente. 

Círculo indicando segundo ponto na linha do tempo.

16/02/2019

17/02/2019

Círculo indicando terceiro ponto na linha do tempo.

Vitória da Etapa Regional do IFTP 2019

A Equipe Tupã alcança a melhor classificação dentre as 6 equipes regionais formadas pelo CEFET/RJ e a UFRJ, se classificando para disputar a etapa Internacional do Invent for the Planet 2019.

Equipe Tupã no Top 5 Mundial

A Equipe Tupã é classificada para disputar a final do Invent for the Planet 2019​ na universidade sede Texas A&M, na cidade de College Station, TX, Estados Unidos.

Círculo indicando quarto ponto na linha do tempo.

11/03/2019

03/2019

Círculo indicando quinto ponto na linha do tempo.

Arrecadação de Fundos

Para a viabilidade da viagem, a equipe Tupã cria uma vaquinha online para ajudar com os custos da passagem aérea e da estadia no local da competição. A campanha foi um sucesso, sendo noticiada nos principais meios de comunicação brasileiros. O total arrecadado foi de R$20.400,00, possibilitando a oportunidade de representarem o Brasil na competição.

Matéria Jornal o Globo. Título: Pesquisadores do Rio estão em final de concurso mundial de invenções

Segundo Protótipo do EVA

Em vista da final da competição, a Equipe Tupã faz melhorias no protótipo​ 

Segundo protótipo do EVA. Boné preto com sensores, pointer preto melhorado com material resistente.

17/04/2019

Círculo indicando sexto ponto na linha do tempo.
Círculo indicando sétimo ponto na linha do tempo.

Equipe Tupã vence o IFTP 2019

Ao chegar nos Estados Unidos e competir com equipes da America do Norte e Europa, a Equipe Tupã levou o prêmio de primeiro lugar na competição de tecnologia e inovação Invent for the Planet 2019, recebendo um prêmio de $3000 dólares. 

Equipe Tupã e seus Orientadores da UFRJ/CEFET mostrando o prêmio recebido. Todos sorrindo e felizes.

02/03/2020

Lançamento da tecnologia EVA

A tecnologia EVA é aprimorada e lançada no mercado brasileiro. O sistema EVA detecta e alerta o usuário com deficiência visual sobre obstáculos à sua frente, vindo como uma alternativa aos métodos convencionais de mobilidade. Saiba mais clicando aqui!

Logo do EVA. Conjunto de pontos representando um "E", com pontos se conectando. eva escrito abaixo

24/08/2021

Círculo indicando oitavo ponto na linha do tempo.
Círculo indicando nono ponto na linha do tempo.
Círculo indicando décimo ponto na linha do tempo.
Círculo indicando décimo primeiro ponto na linha do tempo.

10/04/2019

1º Teste do EVA com o Público Alvo

Ao ficar sabendo da Equipe Tupã pelos meios de comunicação, o professor de Educação Física Álvaro Sousa se voluntaria para testar o dispositivo horas antes de a equipe partir para os Estados Unidos. Sua reação ao utilizar o protótipo do EVA foi extremamente positiva, dizendo que o dispositivo "tinha o potencial de mudar a vida dele e de pessoas como ele". Desde então, ele se tornou um grande mentor para a Equipe Tupã. O Prof. Álvaro perdeu a visão após um acidente de carro em 2012. Desde então, vem participando de atividades progressistas envolvendo a comunidade com deficiência visual.  Seu maior ensinamento: "Nada sobre nós, sem nós."

24/04/2019

Abertura da Tupan

Quatro dos seis integrantes da Equipe Tupã decidem investir na tecnologia desenvolvida e fundam a Tupan, startup voltada à soluções em acessibilidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas utilizando tecnologia.

Logo da Tupan. Tupan escrito em branco seguido de um traço horizontal amarelo na lateral superior.

27/11/2020

Lançamento do Tupan Card

O Tupan Card Acessibilidade é um cartão pessoal inteligente utilizado para salvar e compartilhar informações ​com um toque. Basta aproximar de um celular! Saiba mais clicando aqui!

Logo do TupanCard. Tupan escrito em branco seguido de traço amarelo e Card de cor amarela na lateral

HOJE

Hoje a Tupan atende por todo o Brasil, implantando tecnologia assistiva para melhorar a autonomia e a qualidade de vida das pessoas. Venha fazer parte dessa revolução! Conheça nossos produtos ou fale conosco!